Os montes de resíduos de armazenamento são aterros artificiais que surgiram como resultado das atividades de mineração, embora também tenham histórias mais interessantes.
Relatórios do URA-Inform sobre isso.
Sabe-se que não são apenas uma característica geográfica, mas também cultural das regiões industriais da Ucrânia, como o Donbass. No entanto, apesar da sua prevalência nestas áreas, as pilhas de resíduos estão ausentes noutras regiões do país. A razão para isto reside em factores geológicos e económicos.
A actividade mineira, acompanhada pela formação de escombreiras, é realizada apenas em locais com grandes jazidas de carvão e outros minerais.
Por exemplo, nas regiões ocidental e central a Ucrânia é dominada pela agricultura e pela indústria transformadora, o que não exige a formação de tais aterros. Além disso, o desenvolvimento histórico destas regiões centra-se noutros tipos de actividade económica, o que elimina a necessidade de mineração intensiva.
Além disso, as pilhas de resíduos exigem uma abordagem específica à protecção ambiental. Eles podem se tornar uma fonte de emissões nocivas e incêndios se a tecnologia para sua operação não for seguida.
Em alguns casos, esses aterros tornam-se focos de incêndio devido aos resíduos de carvão, o que representa um perigo para a população e o ecossistema.
Neste contexto, os preços da batata começaram a aumentar na Ucrânia.