O Ministro das Relações Exteriores da Noruega, Espen Barth Eide, e a Ministra do Trabalho e Integração, Tonje Brenna, chegaram a Kiev para uma visita oficial em 26 de março.
Isto foi relatado pela URA-Inform, citando H. Eide.
Hoje estou na Ucrânia com minha colega,
Ministra do Trabalho e Inclusão, Tonje Brenna.
Estamos aqui para expressar o firme apoio e a parceria de longo prazo da Noruega com o povo da Ucrânia em um momento crítico.
@andrii_sybiha @ZelenskyyUa @MFA_Ukraine pic.twitter.com/JG5zI642MD— Espen Barth Eide (@EspenBarthEide) 26 de março de 2025
O representante da Noruega enfatizou a importância desta visita, observando que a Noruega continua sendo um parceiro firme da Ucrânia nestes momentos críticos.
“Estamos aqui para expressar o apoio inabalável e a parceria de longo prazo da Noruega com o povo da Ucrânia”, disse o Ministro das Relações Exteriores da Noruega.
Esta não é a primeira vez que Eide visita a Ucrânia, mas para Tonje Brenna esta foi a primeira visita desde o início da guerra em grande escala. A visita inclui reuniões com colegas ucranianos, bem como uma revisão dos resultados atuais da assistência que a Noruega fornece à Ucrânia.
Além disso, o ministro destacou que durante a visita serão discutidas as possíveis contribuições da Noruega para as negociações que estão ocorrendo na Arábia Saudita. Eide enfatizou a importância de os negociadores estarem preparados para a manipulação russa e também expressou a opinião de que os EUA anunciaram um acordo muito cedo, o que acabou sendo menos aceitável para ambas as partes do que o esperado.
“A Noruega pode oferecer conselhos à Ucrânia sobre como conduzir as negociações”, acrescentou.
Eide também observou que um trabalho ativo está em andamento na Europa para monitorar um possível acordo. Segundo ele, nos últimos meses houve uma atividade extraordinária na Ucrânia, o que demonstra a importância da situação para todo o continente.
No passado, informamos que Kiev está introduzindo um controle aprimorado sobre o estacionamento de carros em pátios: para o que os motoristas devem estar preparados?