Em 4 de dezembro, a delegação ucraniana liderada por Andrey Ermak chegou a Washington para negociações sobre as futuras relações entre os Estados Unidos e a Ucrânia.
A URA-Inform relata isso com referência à CNN.
De acordo com a CNN, Ermak se reuniu com o vice-presidente eleito dos EUA, Vance, e com o conselheiro de Segurança Nacional, Walz. A delegação ucraniana também foi representada pelo Vice-Ministro da Defesa da Ucrânia para a Integração Europeia, Sergei Boev. A discussão durou mais de uma hora, mas o plano de paz ou o prazo para o fim da guerra não foram levantados na reunião.
Ermak apresentou a situação geral na frente, falou sobre as posições atuais dos ucranianos tropas e seus planos quando Donald Trump tomar posse. O plano estratégico de defesa também foi anunciado, embora os detalhes não tenham sido discutidos.
O lado ucraniano conseguiu transmitir o seu ponto de vista à equipa de Trump e a delegação ficou satisfeita com os resultados da visita. Os representantes dos EUA ouviram principalmente os oradores.
Embora uma reunião com Kellogg tenha sido originalmente agendada, ela não ocorreu. No entanto, segundo fontes, isto não afetou o resultado geral das negociações, uma vez que Ermak já se tinha reunido com Kellogg em Kiev.
Ao mesmo tempo, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, não está a planear uma reunião com Donald Trump. Trump antes de sua posse. Vale ressaltar que a última vez que os líderes se reuniram em Nova Iorque foi em setembro de 2024.
Ao mesmo tempo, na Federação Russa começaram a falar sobre o fim da guerra na Ucrânia: Lavrov citou uma série de condições.