A atualização de dados continua.
O trabalho dos registros estaduais do Ministério da Justiça A justiça foi totalmente restaurada após um registro em larga escala. /p>
O serviço de imprensa do Ministério da Justiça relatou isso.
“Os russos não atingiram seu objetivo. Passo a passo, restauramos os registros-chave para notários, então DRACS, EGR, e agora o trabalho de restauração do último foi concluído partes dos registros. A etapa final é atualizar os dados inseridos durante o período de restauração, o que já está sendo feito por especialistas em serviços de execução e agentes de execução privados. Gostaria de enfatizar mais uma vez mais uma vez que os dados dos ucranianos não foram perdidos”, disse a Ministra da Justiça, Olga Stefanishyna.
Mudanças sistêmicas estão sendo introduzidas para evitar incidentes semelhantes no futuro. Assim, o Ministério da Justiça encerrou a cooperação com o chefe da Empresa Estatal “Sistemas Nacionais de Informação”. O processo criminal, que foi aberto imediatamente após o ataque, continua. Pela primeira vez, foi realizada uma auditoria do NAIS. Uma investigação interna também está em andamento.
Também estão sendo tomadas medidas para reforçar a segurança.
“A Verkhovna Rada apoiou o projeto de lei nº 11290 na primeira leitura. Este é um passo importante. Uma rede profissional de especialistas em segurança cibernética será criada em todas as agências governamentais onde dados importantes de ucranianos são processados. Isso fará parte do mesmo ” Pentágono para registros estaduais”. Mas, isso é apenas parte do plano para fortalecê-lo”, disse a declaração.
Além disso, a cooperação internacional será fortalecida e a experiência e o conhecimento dos países parceiros serão trazidos.
Ela agradeceu aos funcionários do NAIS, do SBU, do Serviço Especial de Comunicações do Estado e da Polícia Nacional, que prestaram assistência na restauração da infraestrutura e garantiram proteção futura.
Os seguintes já retomaram o trabalho: o Registro Estadual de Direitos sobre Imóveis, o Registro Estadual de Gravames sobre Bens Móveis, o Sistema Automatizado de Processos de Execução, o Registro Eletrônico de Apostilas, o Registro Unificado de Condenados e Pessoas Detidas, o Sistema Automatizado de Falências e Insolvências e um registro de pessoas a quem as disposições da Lei da Ucrânia “Sobre a Purificação do Poder” foram aplicadas.
Como a atualização dos dados está em andamento, o acesso de notários e registradores estaduais ao Registro Estadual de Direitos Imobiliários é limitado, e também até que dados atualizados sobre ônus de executores estaduais e privados sejam inseridos.
Ao mesmo tempo, estão sendo retomadas diversas interações eletrônicas de informações com agências governamentais que utilizam a troca de dados com os registros acima mencionados em suas atividades, principalmente com o Serviço de Impostos do Estado, o Ministério de Assuntos Internos, o Fundo Estadual de Seguro Médico, o Fundo de Pensão da Ucrânia, o Ministério do Desenvolvimento Digital, o Geocadastro Estatal, o Serviço Fiscal Estatal da Ucrânia e outros. Além disso, em um futuro próximo, o acesso aos serviços on-line relacionados aos registros especificados será restaurado no portal e no aplicativo Action.
Ataque cibernético aos registros estaduais
- Tarde na noite de 19 de dezembro, tornou-se o maior ataque cibernético conhecido aos registros estatais ucranianos. Foi observado que pode levar 2 semanas para retomar o trabalho.
- Em 20 de dezembro, a vice-primeira-ministra e ministra da Justiça, Olga Stefanishyna, informou que o trabalho de todos os registros estaduais administrados pelo Ministério da Justiça havia sido interrompido. . Em particular, os atos de estado civil são registrados em papel.
- Ao interromper o trabalho dos registros estaduais, o Gabinete de Ministros estendeu o prazo das atuais reservas de mobilização.
- Em 30 de dezembro, o Ministério da Justiça retomou o trabalho de três registros – o Registro Unificado de Procurações, o Registro de Heranças e o Registro Unificado de Formas Especiais de Documentos Notariais começaram a operar. Em 9 de janeiro, o Registro Estadual Unificado de Pessoas Jurídicas retomou seu trabalho.