Alguns países membros da Aliança do Atlântico Norte já começaram a discutir vários cenários para acabar com a guerra na Ucrânia.
A URA-Inform relata isso com referência à Bloomberg.
Em particular, como Como observou a publicação Bloomberg, os políticos estão a considerar fornecer à Ucrânia garantias de segurança que a protejam sem provocar novas agressões ao ditador russo Vladimir Putin.
Assim, uma das opções possíveis para um cessar-fogo é a criação de uma zona desmilitarizada. Como observou um alto diplomata da OTAN, no caso de um cessar-fogo, as tropas europeias provavelmente estariam protegendo a Ucrânia.
Ao mesmo tempo, outro funcionário, comentando aos repórteres, sugeriu que as discussões sobre o fim da guerra começassem contra o pano de fundo do “reconhecimento de que a situação na Ucrânia é instável e que as negociações devem começar em breve”.
“Para os aliados europeus, os cenários também oferecem uma oportunidade de mostrar a Trump que podem permanecer relevantes se as negociações de cessar-fogo eventualmente tomarem forma concreta”, — diz o relatório.
Além disso, de acordo com a publicação, a NATO e os países da UE estão agora concentrados em garantir que a Ucrânia esteja numa melhor posição para combater as ofensivas russas ou conduzir negociações de paz.
Ao mesmo tempo, o general americano previu que este seria um ponto de viragem na guerra da Ucrânia contra a Federação Russa.