Desde 2025, o governo ucraniano introduziu novas regras para cruzar a fronteira do estado para homens com idade entre 18 e 25 anos, o que se tornou parte de uma reforma em grande escala no sistema de defesa.
URA-Inform relata isso » com referência ao PolitExpert.net
Agora é necessário um certificado oficial confirmando a condição de militar para cruzar a fronteira. É emitido pelo comandante da unidade ou pelo centro de recrutamento territorial.
O documento indica dados pessoais, situação de serviço e número de registro militar. A inovação visa fortalecer o controle sobre a circulação de pessoas responsáveis pelo serviço militar e prevenir a evasão do serviço.
Também contribui para uma melhor organização e contabilização do pessoal militar. Para o pessoal militar, isto significa procedimentos burocráticos adicionais, mas que são justificados por objectivos de segurança nacional.
As novas regras também estimulam a interacção operacional entre diferentes estruturas. Estas mudanças são um passo para fortalecer a capacidade de defesa do país em tempos difíceis.
Paralelamente, o trabalho está em andamento criar sistemas eletrónicos de contabilidade e registo de documentos, o que simplificará o procedimento de obtenção dos certificados necessários. Os analistas observam que esta inovação pode aumentar o nível de confiança nas autoridades, pois garante transparência e ordem.
Além disso, duas cidades na região de Kharkov estão se preparando para uma defesa abrangente.