Na terça-feira, 31 de dezembro, no Mar Negro, perto da Crimeia ocupada, soldados da Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia abateram um helicóptero russo Mi-8.
URA-Inform relata isso com referência ao serviço de imprensa da Direção Principal de Inteligência
Nota-se que o helicóptero russo foi destruído por meio de um drone marítimo Magura V5, que possui armas de mísseis a bordo. Segundo a assessoria de imprensa da Diretoria Principal de Inteligência, esta é a primeira vez na história que um alvo aéreo foi destruído por um drone naval.
A inteligência observou que durante a batalha no Mar Negro, perto do Cabo Tarkhankut, na Crimeia temporariamente ocupada, um helicóptero russo Mi-8 foi destruído como resultado do uso de mísseis R-73 SeeDragon.
“Outro helicóptero inimigo semelhante foi atingido por fogo e conseguiu chegar ao campo de aviação baseando”, — adicionado à Direcção Principal de Inteligência.
Vale a pena recordar que anteriormente, nomeadamente em 9 de Dezembro, o Serviço de Segurança da Ucrânia realizou uma operação única na Baía de Kerch. Os drones navais Sea Baby entraram em batalha com helicópteros, aviões e barcos de patrulha Raptor russos.
Por sua vez, Biden anunciou uma decisão fatídica para a Ucrânia: ficou conhecido o que Kyiv receberá.