Mais frequentemente, os entrevistados (47% de 77%) disseram que esta é uma forma de mostrar que a Rússia não quer a paz ou que está violando acordos.
A maioria absoluta dos ucranianos – 77% – percebe positivamente a ideia de um cessar-fogo de 30 dias. Isso é evidenciado pelos resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev (KIIS).
A fase de pesquisa de campo durou de 12 a 22 de março de 2025. No período até 18 de março de 2025, ou seja, o dia das conversas telefônicas entre Trump e Putin, os entrevistados foram questionados sobre como eles percebem principalmente essas negociações. Foram propostas seis interpretações, três das quais eram condicionalmente positivas para a Ucrânia e três eram condicionalmente negativas para a Ucrânia. O entrevistado tinha que escolher uma resposta.
A maioria absoluta dos ucranianos – 77% – tem uma interpretação positiva desta proposta. Na maioria das vezes, os entrevistados (47% de 77%) disseram que esta é uma forma de mostrar que a Rússia não quer a paz ou que está violando acordos.
Além disso, 12% falam sobre uma maneira de desbloquear ajuda militar.
Os 18% restantes consideram isso, antes de tudo, um passo para acabar com a guerra em termos aceitáveis para a Ucrânia.
Ou seja, a percepção da proposta é positiva, mas poucos acreditam que este seja um verdadeiro começo do caminho para a paz em termos aceitáveis.
O Departamento de Estado considera possível discutir os detalhes da paz apenas após um cessar-fogo
Apenas 17% escolheram uma das três opções negativas. Assim, 8% consideram este um passo equivocado que enfraquecerá a Ucrânia, 7% – um passo de desespero das autoridades ucranianas devido à difícil situação na frente. Eles percebem isso, em primeiro lugar, como um passo em direção à capitulação da Ucrânia – 2%.