A situação perto de Chasovy Yar continua tensa, já que o exército russo está ativamente reunindo forças na parte norte da cidade e tentando invadir a parte sul. De acordo com o tenente-coronel Dmitry Zaporozhets, representante do grupo operacional-tático “Lugansk”, as tropas russas realizaram 129 ataques, o que confirma sua atividade crescente nesta região.
URA-Inform relata os detalhes, citando RBC-Ucrânia.
Uma das principais mudanças foi a concentração de forças russas na região de Severny. Zaporozhets observou que, no momento, o movimento através dos canos do canal Seversky Donetsk-Donbass, que anteriormente desempenhava um papel importante nas ações do inimigo, perdeu sua relevância. Os russos tentaram várias vezes invadir o canal usando tubos de concreto, mas agora estão se concentrando em outras áreas.
Para distrair a atenção do exército ucraniano, as forças russas fizeram três passagens pelo canal Seversky Donetsk, o que exigiu que as Forças Armadas Ucranianas mobilizassem recursos adicionais para controlar essas zonas. O uso de drones e mineração remota se tornou uma parte importante das táticas para impedir o avanço do inimigo.
No mês passado, os russos usaram ativamente veículos blindados, enviando tropas para a batalha na parte sul da cidade, perto do estádio Avangard. Entretanto, apesar da atividade, o exército russo sofreu perdas, e pelo menos 10 veículos blindados foram destruídos pelas tropas ucranianas. Depois disso, o número de veículos blindados em operações de combate diminuiu sensivelmente, e eles foram substituídos por quadriciclos e buggies, que começaram a ser usados para manobras e reconhecimento.
Como em outras regiões, as táticas do exército russo na direção de Chasovoyarsk continuam a evoluir, levando em consideração tanto as perdas quanto as operações bem-sucedidas. A situação nesta zona continua sendo crucial para ambos os lados, e os esforços para controlá-la só aumentarão.
Também informamos o que se sabe sobre a visita do Secretário de Relações Exteriores britânico à Ucrânia e por que ele está se reunindo com Zaluzhny.