Site icon infromoz.com

Por que na URSS não construíram edifícios com mais de 9 andares: a resposta surpreenderá muitos

Twitter LinkedIn

Os edifícios de nove andares se tornaram um dos símbolos da arquitetura soviética devido à combinação de custo-benefício, padrões técnicos e recursos de infraestrutura.

Isso foi relatado pela URA-Inform com referência a Max Romanchuk.

Por que esse formato acabou sendo o ideal, o blogueiro Max Romanchuk explica em seu canal do YouTube.

Na década de 1950, a União Soviética se concentrou na construção em massa de prédios de apartamentos da era Khrushchev para fornecer moradia separada às famílias. Entretanto, na década de 1970, ficou claro que edifícios mais altos eram necessários para aumentar a densidade habitacional. Prédios de nove andares se tornaram uma solução de compromisso que atendia às necessidades de acessibilidade e funcionalidade.

Por que não mais de nove andares?

De acordo com o GOST, edifícios com mais de cinco andares eram obrigados a ter um elevador, e edifícios com mais de 28 metros (ou seja, dez andares) tinham que ser equipados com dois elevadores – de passageiros e de carga, bem como saídas de incêndio à prova de fumaça. A altura dos edifícios de nove andares era de pouco mais de 27 metros, o que permitiu evitar custos adicionais. Isso tornou essas casas mais baratas de construir e operar do que edifícios mais altos.

Gás e eletricidade:

Outra limitação era o fornecimento de recursos. Para edifícios com mais de nove andares, eram necessárias estações de bombeamento para fornecer gás. No entanto, isso era muito caro, então fogões elétricos eram usados ​​nesses edifícios, o que por sua vez exigia fiação reforçada e subestações adicionais. Tais despesas aumentaram significativamente o custo da construção.

O mito sobre escadas de incêndio:
Algumas pessoas associam a altura de edifícios de nove andares às capacidades técnicas dos equipamentos de combate a incêndio, mas Romanchuk refuta esse mito. Já em 1966, escadas aéreas de 30 metros de altura estavam em uso e, na década de 1970, surgiram versões mecanizadas de 32 metros de comprimento. Assim, a altura dos edifícios não dependia das capacidades dos caminhões de bombeiros.

Solução ótima:
Os edifícios de nove andares tornaram-se um compromisso entre viabilidade econômica, técnica requisitos e infraestrutura disponível. Esse formato permitiu que milhões de famílias obtivessem moradia acessível, mantendo os custos de construção baixos.

«Os edifícios de nove andares foram uma solução bem-sucedida que atendeu as exigências da época e as possibilidades da URSS, – conclui o blogueiro.

Lembre-se de que anteriormente foi relatado que a duração do dia na Terra começou a mudar: os cientistas alertaram o que isso significa.

Źródło informacji

Exit mobile version