A partir de 1º de abril, a região de Zaporizhia inicia uma proibição anual de desova na primavera e no verão para captura de biorrecursos aquáticos, relata o IZ com referência a Akzent. São medidas que visam garantir condições favoráveis à desova, de acordo com as Regras de Pesca Amadora e Comercial.
A proibição de desova para pescadores recreativos estará em vigor até 20 de maio em rios e águas profundas, e até 30 de junho em sistemas tributários. No reservatório do Dnieper, a proibição durará até 10 de junho. Águas acessórias são corpos d'água que ficam estagnados e são inundados com água durante a enchente da primavera, em especial estreitos e lagos.
De acordo com o Departamento de Pesca da Região de Zaporizhia, o recálculo dos limites das áreas de desova é consistente com justificativas científicas e biológicas. É importante para os pescadores que a pesca seja permitida somente na costa, utilizando no máximo dois anzóis por pescaria ou uma vara giratória com uma isca artificial.
Também durante este período, fica proibida a circulação de embarcações motorizadas nos corpos d’água, com exceção das embarcações especiais de proteção à pesca. A pesca industrial também é proibida durante esse período.
A Agência Estadual de Pesca convida cidadãos e pescadores a denunciar violações das regras de pesca por meio da linha direta: (067) 622-04-66 .
Gostaríamos de lembrar que escrevemos anteriormente sobre cortes de energia planejados em Zaporozhye para 31 de março.