A hortelã é uma planta única que tem ampla aplicação tanto na culinária quanto na medicina popular. O tipo mais popular é a hortelã-pimenta, que se distingue por sua rica composição e inúmeras propriedades benéficas. Esta planta pode aliviar a condição de muitas doenças, e seu uso regular pode melhorar significativamente o bem-estar.
Os fitoterapeutas enfatizam que a hortelã tem um poderoso efeito analgésico. Infusões e chás ajudam a aliviar espasmos musculares e dores de cabeça. Graças ao mentol contido na planta, a hortelã combate eficazmente os sintomas de resfriados e doenças virais.
Além disso, a hortelã dilata os vasos sanguíneos, o que ajuda a normalizar a pressão arterial. Isso o torna indispensável para pessoas que sofrem de hipertensão ou doenças cardiovasculares, como angina ou doença coronariana.
A hortelã é excelente para acalmar o sistema nervoso, reduzindo os níveis de estresse. Ajuda a combater insônia, depressão e neuroses. Infusões e chás à base desta planta são recomendados para serem consumidos antes de dormir para melhorar sua qualidade e duração.
A hortelã também tem um efeito positivo na digestão. Decocções de folhas ajudam a evitar inchaço, reduzir azia, aliviar dores no trato gastrointestinal e combater náuseas. Por exemplo, pastilhas de hortelã são frequentemente usadas durante viagens para reduzir o enjoo.
Como usar hortelã
Tradicional a medicina utiliza a hortelã em diferentes formas: infusões, decocções, pós e até folhas frescas. Para preparar a decocção você precisa: despeje 1 colher de sopa de folhas esmagadas com um copo de água fervente. Deixe a bebida em infusão por uma hora e depois coe em uma peneira. Tome 100 ml três vezes ao dia antes das refeições.
Recomenda-se usar tinturas com cautela – não mais que 20 gotas por 30 ml de água, três vezes ao dia. Os herbalistas também recomendam uma quarta dose antes de dormir para melhorar o sono.
Outra maneira popular de usá-lo é fazer um pó com folhas e flores de hortelã secas. É regado com água morna e, para uma dose, basta um pouco de pó na ponta de uma colher de chá.
Para aliviar uma dor de cabeça ou enxaqueca, você pode esfregar uma folha de hortelã fresca nas mãos e aplique na testa. Isso aliviará rapidamente os espasmos e dará uma sensação de alívio. suas limitações. Deve ser usado com cautela especial por pessoas com pressão arterial baixa, pois pode piorar a condição, causando tontura ou fraqueza. Reações alérgicas ou intolerância individual também são possíveis.
Antes de começar a usar hortelã ativamente em sua dieta, é aconselhável consultar um médico para evitar consequências indesejadas.
Lembre-se de que escrevemos anteriormente como as folhas de oliveira afetam a saúde e você pode comê-las