A Rússia está considerando organizar uma reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e Vladimir Putin na Arábia Saudita, citando a Reuters. Ambos os países não são membros do Tribunal Penal Internacional, o que permite que o líder russo evite o risco de prisão por um mandado emitido pelo tribunal de Haia. Altos funcionários russos já visitaram esses países para discutir os possíveis termos da reunião, embora existam diferentes opiniões sobre esta iniciativa em Moscou.

A reunião com Trump é importante para Putin em termos de uma possível revisão da Política dos EUA em relação à Ucrânia e pressão de sanções. . Trump afirmou repetidamente que pretende acabar rapidamente com a guerra na Ucrânia e reconsiderar o papel dos Estados Unidos nos assuntos internacionais. Por sua vez, Putin expressou abertamente sua prontidão para negociações e afirmou que os principais tópicos poderiam incluir energia e a situação nos mercados internacionais. A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos mantêm relações estáveis ​​com ambos os países, mas permanecem neutros na questão da guerra contra a Ucrânia. Os líderes desses estados estão em contato ativo com Moscou e Washington, desempenhando o papel de mediadores nas negociações e facilitando as trocas de prisioneiros. Em particular, em Setembro passado, Putin agradeceu pessoalmente ao príncipe Mohammed bin Salman pelo seu envolvimento no processo de libertação de reféns entre os EUA e a Rússia.

A situação continua incerta, uma vez que existem preocupações nos círculos diplomáticos de Moscovo sobre a influência dos EUA. sobre seus aliados no Golfo Pérsico. . No entanto, para Putin, esta reunião pode ser uma tentativa de influenciar a agenda internacional e garantir novos acordos que permitam à Rússia melhorar sua posição na política global.

Lembramos que anteriormente escrevemos: Secretário-Geral da OTAN Mark Rutte afirmou que a OTAN deve se preparar para um possível conflito armado

Source

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *