Natal — época especial, mas este ano seu custo para as famílias ucranianas aumentou significativamente.
Isso foi relatado por “URA-Inform” com referência ao serviço de notícias do Telegram ucraniano.
O custo médio de uma mesa festiva custará UAH 1.365, o que representa 40% a mais que no ano anterior. Os especialistas atribuem isso ao aumento dos preços dos principais ingredientes dos pratos tradicionais, bem como à inflação no país.
A maior contribuição para o crescimento dos custos é feita por pratos tradicionais como kutia, peixe frito e quaresma. borscht.
O custo dos alimentos necessários para prepará-los aumentou devido aos desafios da cadeia de suprimentos e ao aumento da demanda por produtos agrícolas. Por exemplo, os preços do mel, nozes e sementes de papoila, que são ingredientes-chave da kutia, aumentaram em mais de 50%.
No entanto, apesar do aumento dos preços, muitos ucranianos tentam preservar as tradições e preparar uma mesa de Natal completa. Algumas famílias escolhem receitas alternativas ou usam ingredientes mais facilmente disponíveis para cortar custos. Economistas preveem que a tendência de aumento nos preços das mesas de fim de ano continuará se a inflação continuar a subir e os preços da energia permanecerem altos.
Além disso, há relatos de que os EUA exigirão que a Ucrânia preste contas de “cada dólar de ajuda”. “