Especialistas médicos estão enfatizando cada vez mais a importância de incluir sopas na dieta diária. No entanto, nem toda sopa é igualmente saudável. Segundo os médicos, as sopas de legumes proporcionam os maiores benefícios à saúde: são leves, nutritivas e ricas em vitaminas.
Isso foi relatado pela URA-Inform, citando Eatingwell .
Esses primeiros pratos têm um efeito benéfico na digestão, aceleram o metabolismo e ajudam a manter o equilíbrio hídrico do corpo. Eles são especialmente recomendados para idosos, crianças, lactantes e pessoas que seguem uma dieta leve.
“A sopa de legumes sem fritar é uma maneira simples de saturar o corpo com vitaminas sem estresse desnecessário”, enfatizam os nutricionistas.
Ao contrário dos caldos de carne, que geralmente contêm substâncias extrativas e, às vezes, resíduos de antibióticos, as sopas de vegetais são mais seguras e fáceis de digerir. Se você ainda quiser fazer sopa de carne, os especialistas aconselham usar carne caseira e escorrer o primeiro caldo para remover o excesso de impurezas.
É importante preparar a sopa corretamente: é melhor colocar os vegetais em água já fervente e tampar imediatamente a panela. Isso ajuda a preservar mais vitaminas devido à formação de vapor que permanece em seu interior. No entanto, não se deve salgar demais o prato e é melhor usar vegetais da estação, pois eles contêm um mínimo de nitratos e aditivos.
Os médicos também alertam: não se deve comer sopa muito quente. Altas temperaturas podem danificar o revestimento do esôfago e, com o tempo, até aumentar o risco de doenças. É melhor aquecer a sopa em porções, preservando todas as propriedades benéficas.
No passado, abordamos: lado direito ou esquerdo : qual é mais saudável para dormir?