Sob as condições da lei marcial na Ucrânia, é dada especial atenção às questões de mobilização, no entanto, a violação da lei nesta área ameaça ter consequências graves.
Relatórios URA-Inform isso com referência ao RBC-Ucrânia.”
O advogado Dmitry Franchuk explicou em quais casos os que se esquivam do recrutamento podem enfrentar responsabilidade criminal. Se um responsável pelo serviço militar evita o contacto com centros de recrutamento territoriais, por exemplo, não comunica uma mudança de endereço, isso é considerado evasão.
Nesses casos, são aplicadas multas de 17 a 25,5 mil hryvnias. oferecido. Tais ações minam os alicerces da organização militar do estado, o que causa preocupação entre a liderança do país.
Franchuk observa que simplesmente ignorar a agenda já é uma violação administrativa, mas evitar ainda mais a interação com as autoridades pode agravar a situação. situação.
A responsabilidade criminal surge em caso de falsificação de documentos, tentativas de atravessar a fronteira para evitar mobilizações ou evasões repetidas. Tais ações são classificadas como infrações nos termos do artigo 336.º do Código Penal e podem levar à prisão. O advogado também enfatizou a importância de informar os cidadãos sobre as consequências jurídicas da evasão.
Ao mesmo tempo, Trump mudou ligeiramente a sua retórica sobre o fim da guerra na Ucrânia.