O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmygal, lembrou que as atividades do MSEC na Ucrânia finalmente cessaram em 1º de janeiro.
O URA-Inform relata isso com referência a Denis Shmygal. URA-Inform relata isso com referência a Denis Shmygal.
“Em 1º de janeiro, em nome do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, teve início uma importante reforma das comissões de especialistas médicos e sociais, que continuará e será aprimorada ao longo de 2025”, — ele disse.
Ao mesmo tempo, ele observou que o MSEC está sendo substituído por uma avaliação do funcionamento diário de uma pessoa, que é realizada por equipes especializadas de profissionais em hospitais multidisciplinares. .
A classificação pode ser:
— cara a cara;
— correspondência;
— remoto;
— no local de estadia ou tratamento.
Segundo o primeiro-ministro, a partir de agora todas as informações serão registadas no sistema eletrónico. Já foram identificadas 291 instituições de saúde, onde foram formadas mais de 1.476 equipes de especialistas compostas por mais de 5.000 médicos.
Shmygal também acrescentou que na noite de 1º de janeiro de 2025, mais de 40 mil casos cuja consideração foi adiada foram transferidas para equipas de peritos no MSEC. Esses casos serão considerados no primeiro trimestre de 2025. Também foi lançado um sistema eletrônico e mais de 30 mil casos foram digitalizados.
“Reforma MSEC & #8212; isto não é apenas uma mudança no sistema ultrapassado, mas também o início de um processo em grande escala de transformação do apoio estatal, que deve ajudar uma pessoa a retornar à vida mais ativa e plena possível na sociedade”, — enfatizou o primeiro-ministro.
Também na Ucrânia, a partir de 1º de janeiro de 2025, as regras para a prestação de serviços médicos serão alteradas.