Entre outras coisas, o pacote contém mísseis interceptadores de defesa aérea e munição de artilharia.
A administração Biden anunciará seu provável pacote final de ajuda militar à Ucrânia nos próximos dias como parte da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia (USAI), escreve a Reuters, citando duas fontes familiarizadas com o assunto.
De acordo com uma terceira fonte, o pacote contém mísseis interceptadores de defesa aérea e munição de artilharia, mas a precisão exata conteúdos são aguardados quando o pacote será anunciado nos próximos dias.
O pacote está avaliado em cerca de US$ 1,2 bilhão.
De acordo com o programa, o equipamento militar é comprado da indústria de defesa ou de parceiros, em vez de retirado dos estoques dos EUA, o que significa que pode levar meses ou anos para chegar ao campo de batalha.
O pacote da USAI pode ser um dos últimos passos que os Estados Unidos tomam para fornecer apoio militar direto à Ucrânia, enquanto Kiev se prepara para o regresso do recém-eleito presidente Donald Trump, que questionou publicamente a ajuda militar e prometeu acabar com a guerra na Ucrânia dentro de 24 horas. horas após assumir o cargo em janeiro.
Cerca de metade dessa assistência de segurança veio por meio do programa da USAI, e o restante foi retirado dos estoques militares existentes por meio da autoridade presidencial.
A publicação observa que isso montante, o presidente ainda tem US$ 5,6 bilhões à sua disposição.
A administração Biden anunciou recentemente que a sua assistência militar à Ucrânia será suficiente até ao final de 2025. O Departamento de Estado fez esta declaração entre informações de que o recém-eleito Presidente dos EUA, Trump, poderá reduzir a quantidade de assistência à Ucrânia após a sua tomada de posse.