A Runway, uma startup de inteligência artificial, revelou seu novo modelo de geração de vídeo, Gen-4, que a empresa considera um dos mais precisos até o momento, escreve o IZ, citando o Techcrunch. O modelo Gen-4 agora está disponível para usuários individuais e corporativos. A Runway afirma que seu novo produto pode criar personagens, locais e objetos consistentes em todas as cenas, mantendo ambientes mundiais “coerentes” e regenerando elementos de diferentes perspectivas e posições dentro de uma única cena.
Estamos apresentando o Gen-4, nossa nova série completa de modelos de arte de IA para a geração média e o mundo. Gen-4 é um avanço significativo no desenvolvimento de movimento dinâmico e controlabilidade em mídias generativas.
A geração 4 de imagem para vídeo está mudando de todos para todos… pic.twitter.com/VKnY5pWC8X
— Runway (@runwayml) 31 de março de 2025
” A Gen-4 pode usar referências visuais, em combinação com instruções, para criar novas imagens e vídeos que mantenham estilo, objetos, locais e muito mais consistentes “, observou a Runway em seu blog. A empresa afirma que isso é possível sem a necessidade de configuração ou treinamento adicional.
A Runway tem uma concorrência séria no setor de geração de vídeos, incluindo OpenAI e Google, mas a empresa está buscando ativamente maneiras de se diferenciar, tendo fechado um acordo com um estúdio de Hollywood e planejando investir milhões de dólares no financiamento de filmes feitos com vídeos gerados por IA.
O modelo Gen-4 permite que os usuários gerem personagens persistentes referenciando imagens desses personagens sob diferentes condições de iluminação. Para criar uma cena, os usuários podem fornecer imagens de personagens e descrever a composição da cena que desejam criar.
Gen-4 consiste em um novo padrão para geração de vídeo e é considerado uma melhoria em relação ao Gen-3 Alpha. É perfeito em sua capacidade de criar vídeos altamente dinâmicos com movimento real, bem como assunto, objeto e estilo, combinando com muitos interesses e a melhor classe do mundo… pic.twitter.com/w9ACO5boJ7
— Runway (@runwayml) 31 de março de 2025
” O Gen-4 se destaca em sua capacidade de gerar vídeos dinâmicos com movimentos realistas, além de manter estilo, objetos e personagens consistentes com alta fidelidade às instruções e compreensão do mundo “, disse a empresa em uma postagem de blog.
Como todos os modelos de geração de vídeo, o Gen-4 foi treinado em um grande número de vídeos de exemplo para aprender os padrões nesses vídeos e gerar vídeo sintético. No entanto, a Runway não divulga as fontes de seus dados de treinamento por medo de perder sua vantagem competitiva. Ao mesmo tempo, a questão pode levar a problemas legais, já que a empresa já está enfrentando processos judiciais de artistas que acusam as empresas de usar suas obras de arte sem permissão para treinar seus modelos.
A Runway também planeja levantar uma nova rodada de financiamento que pode avaliar a empresa em US$ 4 bilhões. De acordo com o The Information, a Runway pretende atingir US$ 300 milhões em receita anual este ano após lançar produtos como uma API para seus modelos de geração de vídeo.
Embora os processos contra a Runway possam se arrastar, as ferramentas de criação de vídeos com tecnologia de IA já representam uma séria ameaça às indústrias de cinema e TV. Um estudo de 2024 com animadores de Hollywood descobriu que 75% dos estúdios de cinema que adotaram IA cortaram, consolidaram ou eliminaram empregos. Até 2026, prevê-se que mais de 100.000 empregos nos EUA serão interrompidos ou eliminados devido à adoção de IA generativa na indústria do entretenimento.
Lembramos que escrevemos anteriormente sobre os principais tipos e características de equipamentos para tratamento de água em laboratórios.