Ocupantes russos na Usina Nuclear de Zaporizhia, temporariamente capturada, danificaram um tanque de combustível diesel, o que pode indicar preparativos para conectar a usina ao sistema de energia russo, escreve o IZ. De acordo com Olga Kosharnaya, especialista em energia nuclear e segurança nuclear, os reservatórios da usina nuclear de Zaporizhzhya fornecem energia para geradores a diesel, o que permite que a estação funcione mesmo se linhas de energia externas forem danificadas.
Olga Kosharnaya observou que a Usina Nuclear de Zaporizhzhya recebe energia por meio de uma linha de 750 kV do sistema de energia unificado da Ucrânia. No entanto, devido aos danos à rede, existe a possibilidade de a Rússia interromper esse fornecimento e conectar a estação à sua própria rede elétrica. Esses planos estão em andamento desde o verão de 2022, mas foram bloqueados pelas forças ucranianas.
Além disso, de acordo com o especialista, a Rússia planeja comissionar uma das unidades de energia da usina nuclear de Zaporizhzhya para fornecer eletricidade aos territórios temporariamente ocupados. Entretanto, devido à perda do reservatório de Kakhovka para resfriamento das unidades de energia, a água na estação é extremamente limitada. Por isso, segundo ela, os ocupantes planejam inicialmente utilizar apenas um bloco, aguardando receber uma licença para sua operação segundo a lei russa.
Lembremos que escrevemos anteriormente que as estações de rádio e as comunicações móveis seriam desligadas na Melitopol ocupada.