Ícone do site infromoz.com

SBU detém psiquiatra chefe das Forças Armadas da Ucrânia por enriquecimento ilegal de mais de US$ 1 milhão

O Serviço de Segurança da Ucrânia expôs e deteve o psiquiatra-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, que durante a guerra em grande escala tinha bens no valor de mais de 1 milhão de dólares, escreve IZ. O funcionário também ocupa o cargo de Vice-Presidente da Comissão Médica Militar Central (CMC) e é responsável por determinar a aptidão do militar para o serviço. Isto foi relatado pelo serviço de imprensa da SBU.

Grandes ativos ocultos na declaração

A investigação descobriu que, entre 2022 e 2024, o funcionário adquiriu imóveis, carros de luxo e outros bens que não estavam listados em sua declaração. Para esconder seu enriquecimento, o suspeito registrou os bens em nome de seus parentes – sua esposa, filha, filhos e outras pessoas. Entre as aquisições:

Casa particular no distrito de Obukhov, na região de Kiev;

Dois apartamentos em Kiev;

Um apartamento em Odessa;

Dois lotes de terra no distrito de Obukhov, na região de Kiev.

Ele também se tornou proprietário de vários carros BMW de luxo:

BMW X7 2024;

BMW X7 2022;

BMW X7 2023;

2022 BMW X3.

Durante as buscas, os investigadores descobriram dinheiro: 152 mil dólares americanos e 34 mil euros, que estavam retidos pelo funcionário. /p >

Acusações e possíveis punições

A SBU informou que uma notificação oficial de suspeita está sendo preparada para a pessoa envolvida no caso sob dois artigos do Código Penal da Ucrânia:

Artigo 368-5 – enriquecimento ilegal,

Artigo 366-2 – declaração informações falsas.

A sanção dos artigos prevê pena de até 10 anos de prisão com confisco de bens. Está sendo decidida a questão da escolha da medida preventiva e da apreensão dos bens do suspeito.

A SBU não divulga o nome do detido, mas sabe-se que o cargo de psiquiatra-chefe das Forças Armadas da Ucrânia é detida por Oleg Druz. O suspeito, dada a sua condição, teve acesso a decisões importantes sobre a determinação da idoneidade do pessoal militar para o serviço, o que poderia ser uma das fontes de enriquecimento ilegal.

Lembramos que escrevemos isso anteriormente no Ternopil região, expusemos um esquema de corrupção em grande escala na escolha do centro territorial regional.

Source

Sair da versão mobile