Deixou para trás fios carbonizados e um corpo cinza do tamanho de um grande pneu de inverno
O serviço de segurança mostrou aos jornalistas destroços de um novo míssil balístico que os russos atingiram Dnieper.
Isso foi relatado pela agência de notícias Associated Press.
“A arma, que pode transportar ogivas convencionais e nucleares, ficou com fios mutilados e carbonizados e um corpo cinza do tamanho de um grande pneu de neve”, escreve a publicação.
Os restos do foguete estão localizados em local não revelado. O representante da SBU observou que os fragmentos desse míssil foram descobertos na Ucrânia pela primeira vez, por isso precisam ser estudados detalhadamente.
O míssil tinha seis ogivas, cada uma carregando seis submunições. Sua velocidade máxima era Mach 11 (13.475 km/h ou quase 4 km/s). Foi estabelecido que os militares russos dispararam um míssil do 4º alcance de mísseis Kapustin Yar na região de Astrakhan, na Rússia. Ela voou para o Dnieper em 15 minutos.
Anteriormente, oficiais da inteligência ucraniana disseram que o nome “Oreshnik” usado pelos russos é na verdade um código. RS-26 “Rubezh”.
- Na manhã de 21 de novembro, os russos atacaram a Ucrânia. Como resultado das greves no Dnieper, foram danificados o edifício de um centro de reabilitação para pessoas com deficiência, uma sala de caldeiras e duas casas particulares. Os russos usaram um míssil balístico intercontinental (ICBM) pela primeira vez, disse a Força Aérea. Posteriormente, o presidente Vladimir Zelensky confirmou que as características e a velocidade do míssil correspondiam ao tipo de ICBM.
- Na noite do mesmo dia, Vladimir Putin disse que a Rússia havia disparado um “míssil balístico experimental Oreshnik”. na Ucrânia, alegadamente capaz de transportar ogivas nucleares. Ele chamou isso de uma resposta ao uso de mísseis ATACMS e Storm Shadow pela Ucrânia nas regiões de Kursk e Bryansk.
- A UE respondeu ao ataque ao Dnieper e disse que Putin estava pensando em escalada, não em paz.< /li>
- Uma fonte do LB.ua no comando das Forças Armadas da Ucrânia informou que a Rússia tem apenas algumas unidades de um míssil balístico experimental de médio alcance, que atingiu o Dnieper. Ao mesmo tempo, os parceiros possuem sistemas de defesa aérea capazes de abater mísseis deste tipo.
- O presidente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Andriy Sigiba, apelou aos parceiros da Ucrânia para que forneçam sistemas de defesa aérea capazes de abater tais mísseis. mísseis. Ele também enfatizou que o uso de um míssil balístico de médio alcance pela Rússia é a sua chantagem típica. Putin está a tentar intimidar todos os que apoiam a Ucrânia.