Banco Nacional da Ucrânia se opõe à abertura do sigilo bancário para autoridades fiscais.
Isso foi relatado pela URA-Inform com referência ao NBU.
O regulador acredita que o acesso descontrolado e ilimitado a tais informações é inaceitável.< /p> p>
“O Banco Nacional nega fornecer acesso extrajudicial irrestrito e ilimitado ao sigilo bancário para qualquer entidade. Por ordem judicial, as autoridades policiais e fiscais podem ter acesso a informações que contenham sigilo bancário, mas para isso devem apresentar argumentos sobre a validade, adequação e existência de fundamentos para a obtenção dessas informações, o que constitui uma salvaguarda importante para limitar o acesso de autoridades reguladoras a informações privadas sobre um indivíduo.” , — a declaração diz.
Como o Banco Nacional observou, qualquer expansão injustificada do acesso às informações bancárias ameaça os direitos fundamentais dos cidadãos e é contrária aos valores europeus. Além disso, na União Europeia, da qual a Ucrânia pretende tornar-se membro de pleno direito, a protecção da propriedade privada, em particular dos dados financeiros pessoais, é parte integrante do Estado de direito.
Portanto, para cumprir com os atuais requisitos da UE para a troca de informações confidenciais no setor bancário, nosso estado está aproximando sua legislação da prática da UE e melhorando a proteção legal de dados pessoais e o sigilo bancário.
“A importância da instituição do sigilo bancário não é menos importante do que o princípio da presunção de inocência definido na Constituição, que constitui a base da confiança na sociedade. O Banco Nacional sempre enfatiza a importância absoluta de manter a instituição do sigilo bancário para garantir a proteção de informações confidenciais sobre os clientes bancários, essencialmente suas próprias informações confidenciais, a fim de manter a confiança no sistema bancário em alto nível”, & #8212; acrescentou o presidente do Banco Nacional da Ucrânia, Andriy Pyshny.
Lembre-se de que anteriormente foi relatado que alguns ucranianos ainda não receberam os “mil Zelensky”: quando os fundos serão creditados.< /p>
Źródło informacji