A medicina moderna se concentra cada vez mais nas características únicas do corpo feminino ao diagnosticar doenças cardiovasculares.
Isso foi relatado pela URA-Inform com referência ao canal do Telegram “Blog sobre saúde”.
< p>As doenças acima mencionadas continuam a ser uma das principais causas de morte entre as mulheres, mas os seus sintomas são muitas vezes considerados como não graves ou mesmo passam despercebidos. Essa situação se deve tanto ao conhecimento insuficiente dos pacientes quanto às peculiaridades da fisiologia feminina, que requerem um estudo mais detalhado.
O sintoma clássico de infarto – dor no peito – nas mulheres pode se manifestar de forma fraca ou totalmente ausente . É substituído por sinais menos óbvios, como:
Fadiga crônica
As mulheres queixam-se frequentemente de uma sensação incomum de exaustão que não desaparece mesmo depois de um descanso completo do treino. Este sentimento é muitas vezes atribuído erroneamente ao estresse ou excesso de trabalho, sem estar associado a possíveis problemas cardíacos.
Dor em locais incomuns
Ao contrário dos homens, as mulheres podem sentir desconforto nas costas, mandíbula ou pescoço. Estes sintomas são difíceis de associar a doenças cardiovasculares, o que torna o seu diagnóstico muito mais difícil.
Náuseas e tonturas
Doença leve, semelhante aos sinais de intoxicação alimentar ou fadiga, pode ser um sinal de alerta de um ataque cardíaco incipiente.
Sentimento sufocação
A dificuldade em respirar ou o aumento da frequência respiratória são frequentemente percebidos como um ataque de asma ou uma consequência de tensão nervosa, embora possa ser um sinal direto de insuficiência cardíaca.
Os médicos especialistas aconselham fortemente as mulheres. não ignorar esses sintomas. A detecção precoce da doença aumenta as chances de recuperação. Os exames médicos regulares desempenham um papel fundamental na prevenção de complicações graves.
Ao mesmo tempo, os médicos ensinaram como fortalecer a condição do fígado e melhorar sua desintoxicação.