No último fim de semana de março de 2025, tempestades magnéticas causadas por uma poderosa emissão de plasma solar são esperadas na Terra. De acordo com as previsões dos especialistas da NOAA e do Laboratório de Astronomia de Raios X do Sol da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, as perturbações geomagnéticas começarão em 29 de março e durarão até a noite de 30 de março, escreve o IZ.

Contente

  • O que dizem as previsões?
  • Possíveis consequências para as pessoas
  • O que os médicos aconselham?
  • Impacto na tecnologia

O que dizem as previsões?

Segundo cálculos preliminares, no dia 29 de março o índice de atividade geomagnética atingirá o nível de Kp=5 , classificado como tempestade magnética fraca (G1) . No entanto, explosões de curto prazo de Kp=6 , que já correspondem a uma tempestade moderada (G2) , não podem ser descartadas.

A atividade continuará em 30 de março, mas uma diminuição gradual é esperada à noite.

A causa da perturbação geomagnética é uma ejeção de massa coronal (CME) registrada em 26 de março. Um fluxo de partículas carregadas atingirá a atmosfera da Terra no sábado e domingo.

Possíveis consequências para as pessoas

Médicos alertam que durante períodos de tempestades magnéticas, queixas de dores de cabeça, sonolência, fadiga, quedas de pressão e distúrbios do sono são mais comuns. Os que correm risco incluem pessoas sensíveis às condições climáticas, pacientes com doenças cardiovasculares crônicas e idosos.

O que os médicos aconselham?

• manter um regime de sono e descanso;

• beba mais água, reduza o consumo de cafeína e álcool;

• evitar estresse e esforço físico excessivo;

• monitore sua pressão arterial se houver tendência a flutuar.

Impacto na tecnologia

Especialistas da NASA alertam que a tempestade pode causar interrupções nos sistemas de navegação, comunicações e fornecimento de energia em certas regiões. A operação da infraestrutura de satélite também pode ser interrompida.

Geofísicos observam que tais fenômenos não são incomuns durante o pico de atividade solar, que durará até 2026. Mais tempestades como essa são esperadas nos próximos meses.

Gostaríamos de lembrar que escrevemos anteriormente sobre o eclipse solar de 29 de março: onde e como observar esse fenômeno.

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *