Pelo menos 144 pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas após um terremoto devastador que atingiu o centro de Mianmar na sexta-feira, 28 de março. Os tremores de magnitude 7,7 foram sentidos não apenas no país, mas também na vizinha Tailândia, onde um prédio de vários andares desabou na capital Bangkok. Autoridades de ambos os países continuam operações de resgate em larga escala, e a comunidade internacional está se preparando para fornecer assistência humanitária. O IZ relata isso com referência à Reuters.
Foto: MRTV
O epicentro do desastre foi localizado a aproximadamente 17 km da cidade de Mandalay, a segunda maior de Mianmar. Os tremores começaram às 12h50, horário local, a uma profundidade de cerca de 10 km. A destruição generalizada levou o governo liderado pela junta militar de Mianmar a declarar estado de emergência em seis regiões e apelar à comunidade internacional por ajuda, uma atitude rara para o regime isolado.
Foto: USGS
Nove pessoas foram oficialmente confirmadas mortas na Tailândia, oito das quais morreram no desabamento de um prédio em construção em Bangkok. Equipes de resgate disseram que ainda pode haver 81 pessoas presas sob os escombros. As autoridades declararam a cidade uma zona de desastre e começaram a colocar as vítimas em centros de assistência temporários.
Em Mianmar, as cidades mais afetadas foram Mandalay, Tungoo e Aungban. Os hospitais locais, principalmente na capital Naypyitaw, estão lotados de vítimas, que muitas vezes são tratadas nas ruas devido à destruição de instalações médicas. Testemunhas relatam que algumas áreas permanecem isoladas e a comunicação foi perdida.
Mohammed Riyas, do Comitê Internacional de Resgate, disse que era difícil avaliar a extensão total da destruição porque o transporte e as comunicações foram severamente interrompidos. Espera-se que milhares de pessoas fiquem sem abrigo, comida e assistência médica. Em algumas áreas, estradas, pontes e represas foram danificadas, dificultando o acesso das equipes de resgate.
Houve pânico entre os passageiros no aeroporto de Mandalay, com pessoas jogando seus pertences no chão e correndo em busca de um lugar seguro. O vídeo divulgado mostrou painéis do teto caindo no chão e ruas cobertas de escombros. Um vídeo de Bangkok mostra água caindo em cascata de uma piscina na cobertura de um hotel de luxo.
Fonte: The Sun
A comunidade internacional já está respondendo à situação. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, expressou suas condolências e anunciou a mobilização de ajuda. A Organização Mundial da Saúde, a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho já ativaram a logística para o fornecimento de suprimentos médicos.
Mianmar continua sendo um país em meio a uma crise humanitária contínua devido ao conflito armado prolongado após um golpe militar em 2021. Agora, um terremoto pode piorar ainda mais a situação, ao mesmo tempo em que une o mundo na tentativa de ajudar os afetados.
Para mais detalhes sobre os planos militares da Rússia, veja o artigo “O Kremlin está preparando um exército de 1,5 milhão e implantando equipamentos perto das fronteiras da OTAN”.