Ele foi preso por 2 meses com alternativa à fiança.
Gorbenko aparece em caso sobre o fracasso da defesa da região de Kharkov
O ex-comandante foi preso por dois meses. Ele pode pagar fiança no valor de 25 milhões de UAH.
.O advogado afirmou que tal valor de fiança para Gorbenko é desproporcional à renda de um “militar aposentado” e citou as palavras do promotor, que prometeu pedir 10 milhões de UAH.
>
A defesa está preparando um recurso contra esta decisão.
O caso da defesa da região de Kharkiv
- Esta semana, o DBR deteve três militares que se acredita estarem envolvidos na defesa indevida da fronteira na região de Kharkiv durante a nova ofensiva russa em maio de 2024. Este era o então comandante da OTU de Kharkov, Yuri Galushkin, o Coronel Ilya Lapin e o General, então comandante da 125ª Brigada Artur Gorbenko.
- A investigação acredita que, devido à negligência desses funcionários, os ocupantes conseguiram tomar parte do território da comunidade rural de Lipetsk, na região de Kharkov. Acredita-se também que as ações dos comandantes levaram à perda de pessoal e armas e interromperam as medidas de defesa da fronteira do estado em sua área de responsabilidade.
- A 125ª Brigada saiu em defesa de seu antigo comandante, Artur Gorbenko, afirmando que eles tiveram que manter a defesa com forças muito pequenas e uma pequena quantidade de armas.
- A UP escreveu que na primavera de 2024, durante a primeira semana da ofensiva em Kharkov, os russos conseguiram avançar a uma profundidade de dez quilômetros. Foi aberto processo criminal contra o comando das unidades que defendem essa direção. Na decisão do tribunal, o papel fundamental na perda de posições foi atribuído à 125ª Brigada de Tropas de Lviv (agora parte das Forças Terrestres).
- Gorbenko disse em uma entrevista à UP que eles tiveram que defender a direção com falta de pessoal. Segundo ele, havia uma arma para cobrir 10 quilômetros e um tanque para cobrir 15. Ele observou que não havia recursos suficientes para manter a defesa.
- Em 22 de janeiro, sob o comando do general Galushkin, a fiança foi paga . Em 21 de janeiro, o tribunal o prendeu por 60 dias, com possibilidade de fiança de 5 milhões de hryvnias. Mas no mesmo dia, o ex-comandante da OTU “Kharkiv” foi detido novamente – os funcionários do Bureau de Investigação do Estado, em cooperação com o SBU, descobriram novos fatos no caso de violação da fronteira na região de Kharkiv. eu>