O presidente dos EUA, Donald Trump, teve sua primeira conversa telefônica oficial com o presidente russo, Vladimir Putin. Após a conversa, as partes concordaram em iniciar negociações para acabar com a guerra na Ucrânia, realizar reuniões pessoais no mais alto nível e estreitar ainda mais a cooperação, anunciou oficialmente Donald Trump em sua rede social Trust Social.

| >Texto completo da declaração de Trump em ligação telefônica com Putin. Captura de tela: Trust Social.

O principal resultado da conversa foi o acordo para abertura de negociações oficiais de paz. Trump determinou a composição da delegação americana que negociará em nome dos Estados Unidos. Incluía o secretário de Estado Mark Rubio, o diretor da CIA John Ratcliffe, o conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz e o enviado especial de Trump, Steven Witkoff. Putin, por sua vez, anunciou sua disponibilidade para receber representantes americanos em Moscou.

O segundo ponto importante foi a discussão de uma reunião pessoal dos líderes. Segundo fontes, Trump recebeu um convite para visitar Moscou, o que provavelmente foi acertado com antecedência. O próprio Trump confirmou o acordo de se encontrar com Putin, embora a data exata ainda não tenha sido anunciada.

Após a conversa com Putin, Trump teve uma conversa telefônica com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Durante a conversa, foram discutidos os resultados da comunicação do lado ucraniano com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, bem como a preparação de um novo acordo entre a Ucrânia e os Estados Unidos, prevendo cooperação nas áreas de segurança, economia e fornecimento de recursos.

Trump também compartilhou com Volodymyr Zelensky os detalhes de sua conversa com Putin. is-layout-flow wp-block-quote-is-layout-flow”>

“A Ucrânia luta pela paz mais do que qualquer outra pessoa. Estamos definindo etapas comuns com a América para deter a agressão russa e garantir uma paz estável e duradoura. Como disse o presidente Trump: vamos fazer isso”, observou Zelensky.

Além disso, os líderes concordaram em continuar o diálogo e coordenar outras reuniões.

Você também pode estar interessado em: Suíça aloca 1,58 milhões de euros para um programa de recuperação em larga escala
Source

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *