Consultores O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, expressou confiança de que um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia poderia ser alcançado nos próximos meses.
Isso foi relatado pela URA-Inform com referência à Reuters.
Segundo fontes anônimas, opções para um acordo diplomático estão sendo discutidas, o que pode levar vários meses. Estas iniciativas coincidem com a posição do futuro representante especial dos EUA, Keith Colleg, que anunciou a sua intenção de encontrar uma solução no prazo de 100 dias.
A administração Trump sublinha a necessidade de ter em conta os interesses de ambas as partes, o que complica, mas torna o acordo mais estável.
Especialistas políticos observam que as declarações de Trump e sua equipe indicam um desejo de paz a longo prazo. No entanto, a questão permanece em aberto quanto a quais concessões as partes farão. Os parceiros internacionais da Ucrânia estão monitorando de perto a situação, expressando um otimismo cauteloso.
Os diplomatas enfatizam a importância da participação de todas as partes interessadas nas negociações, incluindo a União Europeia.
Enquanto isso, Svitan previu as principais ofensivas dos russos.