O objetivo é fornecer armas de forma eficaz aos principais aliados.
Donald Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva revisando as regras para aprovação da venda de armas fabricadas nos Estados Unidos no exterior.
Segundo a Reuters, a Casa Branca explicou a necessidade de mudanças dizendo que o sistema atual é “ineficaz e inconsistente” e não permite que Washington forneça armas “de forma confiável e eficaz” aos principais aliados. O chefe de Estado não especificou quem exatamente ele considera os principais parceiros dos Estados Unidos e se a Ucrânia está nessa lista.
Sob a ordem de Trump, os Departamentos de Defesa e de Estado, juntamente com outras agências governamentais, devem propor um caminho para reformar as vendas de armas para “criar empregos americanos e gerar receita para os fabricantes americanos”.
O que provavelmente está em jogo é limitar o poder do Congresso de controlar a circulação de armas, atrasando e limitando o processo com base em considerações sobre quão próximo o estado comprador é de um aliado e se as armas serão usadas para violar os direitos humanos.
- Trump tomou uma decisão de alto nível ao adiar as tarifas especiais que ele anunciou por 90 dias.