O republicano não pretende introduzir tarifas secundárias sobre o petróleo russo.
Donald Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, falando a repórteres, disse que quer ver o desejo do líder russo Putin de “fazer um acordo” e, se ele “não puder fazer o trabalho”, terá que impor tarifas secundárias ao petróleo russo.
Conforme escreve a CNN, o republicano admitiu que não quer recorrer a sanções contra a Rússia. Mas ele quer “garantir que soldados russos, ucranianos e outras pessoas não sejam mortos” e, se Putin “não seguir isso”, Trump recorrerá a alavancas de influência.
Ao mesmo tempo, o dono da Casa Branca voltou a criticar a suposta falta de vontade do governo ucraniano em assinar uma nova versão do acordo sobre recursos minerais sob o pretexto de “um desejo de ingressar na OTAN ou algo assim”. Trump disse que a questão da OTAN nunca foi considerada no contexto deste documento e, em geral, isso não acontecerá, porque é “provavelmente a razão pela qual a guerra começou”.
- O presidente dos EUA expressou insatisfação com as declarações dos líderes em Kiev e Moscou sobre o fim da guerra na Ucrânia.