O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia anunciou uma digitalização em larga escala dos serviços consulares, que começará em 2025. Um dos principais projetos será o sistema “e-cônsul”, que permitirá que ucranianos no exterior recebam de forma rápida e conveniente uma variedade de serviços sem procedimentos burocráticos desnecessários, escreve o IZ.
Serviços notariais online
Uma das principais inovações será o lançamento de serviços notariais automatizados em instituições diplomáticas da Ucrânia. Os cidadãos podem pré-selecionar o tipo de procuração ou requerimento necessário por meio da plataforma online, preencher as informações necessárias e receber o documento preenchido durante uma visita ao cônsul. Isso reduzirá significativamente o tempo de atendimento e tornará os procedimentos mais simples e acessíveis.
Entrega de passaportes por correio
A partir de fevereiro de 2025, um serviço de entrega de passaportes estrangeiros será lançado em vários países. Graças à cooperação com a Nova Poshta, os cidadãos poderão fornecer dados biométricos no consulado e receber o passaporte finalizado diretamente em seu endereço. Esta inovação reduzirá significativamente o número de visitas à missão diplomática, o que é especialmente importante para os ucranianos que vivem longe dos consulados.
Carteiras de motorista no exterior
O lançamento do serviço de emissão de carteiras de motorista em consulados estrangeiros está previsto para a primavera de 2025. Esta será uma solução para o problema dos cidadãos que perderam um documento ou precisam substituí-lo. O Ministério das Relações Exteriores está trabalhando na criação do algoritmo mais simples e compreensível para a obtenção da carteira de motorista.
Registro de nascimento abrangente
No segundo semestre de 2025 A partir deste ano, os ucranianos no exterior poderão aproveitar um novo serviço abrangente para registrar o nascimento de crianças. Abrange várias etapas ao mesmo tempo:
• registo estatal de nascimento;
• concessão da cidadania ucraniana por nascimento;
• inscrição da criança no Registo Estatal de Pessoas Físicas – Contribuintes;
• inscrição no Cadastro Único de Demografia do Estado.
Este serviço permitirá evitar inúmeras solicitações a diversas autoridades, tornando todo o processo o mais conveniente e centralizado possível. possível.
O Ministro das Relações Exteriores, Andrey Sibiga, observou que o projeto e-Consul é apenas parte de um plano mais amplo para modernizar e simplificar os serviços consulares. Nos próximos seis meses, espera-se que novos serviços sejam lançados que tornarão os serviços consulares mais acessíveis aos ucranianos em todo o mundo.