Engenheiros ucranianos converteram uma aeronave civil leve em um drone pesado de ataque de longo alcance. Este drone é discreto e pode carregar uma grande ogiva.
O URA-Inform relata isso com referência ao Bild.
Segundo a publicação alemã Bild, o drone é capaz de voar mais de mil quilômetros. Ao mesmo tempo, este drone, apesar do seu tamanho, é um alvo difícil para a defesa aérea russa. O fato correspondente pode ser confirmado pelo fato de ele ter atacado a capital da Chechênia — Grozny, bem como em outras regiões do estado agressor localizadas a uma distância de mais de 1.000 quilômetros da fronteira do estado da Ucrânia.
A publicação observou que é um dos vários tipos de armas para ataques profundos que as tropas ucranianas se desenvolveram ao longo dos últimos 34 meses, desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia. Os jornalistas descobriram que se trata de uma aeronave A-22 Flying Fox de dois lugares. Desde 1996, a empresa ucraniana Aeroprakt fabricou mais de mil exemplares deste modelo.
A análise do vídeo do ataque do drone no território do 2º Regimento Especial de Polícia permitiu determinar as características desta arma. Estamos falando de uma cabine protegida, onde provavelmente estão localizados explosivos. A aeronave convertida é capaz de atingir seus objetivos graças a um pequeno motor quase invisível para os sistemas de defesa aérea russos.
“Se o motor do foguete Storm Shadow aquecer até 870 graus, então o motor desta aeronave — máximo até 100 graus. A proteção contra radar é fornecida por um filme especial. Voa em baixa velocidade e em baixa altitude. A defesa aérea russa ainda não tem resposta a tais ameaças”, — acrescenta a publicação.
Ao mesmo tempo, Julian Röpke, analista do Bild, observou que o ponto fraco desta arma é o número limitado de unidades disponíveis.
Ao mesmo tempo, a Federação Russa pode atacar um dos Países da OTAN: a mídia descreveu um possível cenário para sua captura.