O Banco Nacional da Ucrânia planeja mudar o procedimento de realização de pagamentos, tornando as transferências mais transparentes e seguras. De acordo com o projeto de resolução do NBU, os ucranianos poderão receber informações completas sobre o destinatário dos fundos antes mesmo que a transferência seja concluída – mesmo que seja uma transferência para um cartão de outro banco.
Isto foi relatado pela URA-Inform, citando o site do NBU .
O documento estipula que os provedores de serviços de pagamento devem se adaptar aos novos padrões até 1º de outubro de 2025. Essa solução visa aumentar a confiança nas transações financeiras e proteger os usuários contra fraudes.
“Não se trata apenas de segurança. As pessoas devem entender para onde e para quem exatamente seu dinheiro está indo”, explica o NBU.
Os bancos serão obrigados a indicar o nome completo do destinatário do pagamento, bem como fornecer ao pagador informações detalhadas antes de confirmar a transação. Para pessoas jurídicas, isso incluirá o nome, o código EDRPOU e o IBAN; para indivíduos, isso incluirá um identificador exclusivo, número de conta ou carteira eletrônica.
Os requisitos para a estrutura das instruções de pagamento também estão se tornando mais rigorosos. Ele deve conter não apenas a data, o valor e a finalidade do pagamento, mas também informações sobre a comissão, o adquirente, o terminal de pagamento, bem como uma lista completa dos detalhes do destinatário.
É dada atenção especial aos pagamentos online. As plataformas de pagamento e os bancos são obrigados a informar ao usuário com antecedência quem é o destinatário e quais taxas podem ser cobradas.
Assim, o novo sistema permitirá que os ucranianos evitem erros em transferências, reduzam o risco de enviar fundos para fraudadores e melhorem a educação financeira ao usar serviços digitais.
No passado, informamos que a proibição da pesca começará na Ucrânia em 1º de abril : o que acontecerá com os infratores.