Os ucranianos esperam mudanças nas condições de entrada sem visto nos países da União Europeia. A partir de 2027, os ucranianos precisarão obter uma autorização especial pelo sistema ETIAS e pagar 7 euros para cruzar a fronteira. Inicialmente, o lançamento deste sistema estava planejado para 2025, mas foi adiado para o final de 2026, escreve o IZ com referência ao Novosti live.
O ETIAS se tornará obrigatório para cidadãos de países com acesso sem visto à área de Schengen, incluindo Ucrânia, Estados Unidos e Reino Unido. A autorização obtida pelo ETIAS permite uma estadia de curta duração na UE, e o sistema operará em modo de teste a partir de 2026.
O lançamento de outro sistema – o registro de entrada e saída do EES – começará em outubro de 2025. Os dois sistemas operarão juntos, embora o lançamento do EES também tenha sido adiado várias vezes.
Para obter o ETIAS, os ucranianos terão que preencher um formulário eletrônico de solicitação, fornecer dados pessoais e pagar uma taxa de 7 euros. A autorização será válida por três anos ou até o vencimento do passaporte ao qual está vinculada. Crianças e pessoas com mais de 70 anos poderão obter uma autorização gratuitamente, mas ainda precisarão preencher um requerimento.
O sistema ETIAS não garante a entrada automática nos países da UE, pois a decisão final será tomada pelo serviço alfandegário do país por onde o viajante está passando.
Lembremos que escrevemos anteriormente que, desde 1º de abril, os VLKs estão gerando conclusões em formato eletrônico.