A Ukrzaliznytsia restaurou com sucesso as vendas de ingressos online após um ataque cibernético em larga escala que levou a falhas nos principais sistemas operacionais. Durante 89 horas, especialistas trabalharam sem parar para restaurar a funcionalidade do site e do aplicativo da empresa.
Isso foi relatado pela URA-Inform, citando o canal Ukrzaliznytsia Telegram .
Na primeira fase, a funcionalidade básica está disponível, incluindo a venda e devolução de passagens para todos os destinos em até 20 dias. Os representantes da empresa enfatizaram que o ataque não resultou em vazamento de informações confidenciais, o que é um aspecto importante no contexto de uma ameaça à segurança.
“Trabalhadores ferroviários, especialistas do departamento cibernético da SBU, CERT-UA no Serviço de Comunicações Especiais do Estado e outros parceiros estão trabalhando para restaurar todos os outros serviços, principalmente os serviços ao cliente”, informou o serviço de imprensa da empresa.
As estações de trem e bilheterias de Ukrzaliznytsia continuam operando de forma aprimorada em toda a Ucrânia, o que permite um serviço ininterrupto aos passageiros. Os trens continuam operando dentro do cronograma, apesar do ataque cibernético.
Vale lembrar que a falha do sistema ocorreu em 23 de março, quando os serviços online da Ukrzaliznytsia ficaram indisponíveis, o que causou problemas na compra de ingressos e na solicitação de serviços. O incidente foi causado por um ataque cibernético, cujas consequências foram rapidamente eliminadas.
Também lembramos o que se sabe sobre os óculos FPV “explosivos” dos russos e a operação especial do GUR ucraniano.