Site icon infromoz.com

Um novo exoplaneta foi descoberto: cientistas nos contam qual é sua peculiaridade

Twitter LinkedIn

O exoplaneta K2-360 b, descoberto pela NASA em 2016, atraiu a atenção dos cientistas com sua densidade excepcional, que é de cerca de 11 gramas por centímetro cúbico, comparável à densidade do chumbo e quase o dobro da densidade do Terra. p>

URA-Inform relata isso com referência a Online.UA

O diâmetro de K2-360 b é 1,6 vezes maior terrestre, e a massa é 7,7 vezes maior. Essas características fazem do planeta um dos corpos celestes mais densos conhecidos. Os cientistas sugerem que tem um enorme núcleo de ferro, que representa cerca de 48% da sua massa.

O que torna o K2-360 b especial é o seu período orbital: completa uma revolução completa em torno da sua estrela em apenas 21 horas. Esta proximidade com a estrela provavelmente levou à perda da atmosfera, deixando apenas um núcleo rochoso denso coberto por fluxos de lava.

Astrônomos observam que K2-360 b pode ter feito parte de um planeta maior um planeta que estava a uma distância considerável de sua estrela. A radiação intensa no novo local levou à evaporação das camadas externas, deixando apenas um núcleo superdenso.

Esta descoberta amplia o conhecimento sobre os processos de formação do planeta e nos permite compreender melhor a evolução de extremos corpos celestes. K2-360 b faz parte de um grupo restrito de objetos, cujo estudo pode lançar luz sobre a origem e a natureza de exoplanetas densos.

Outro estudo realizado por cientistas mostrou como a memória masculina e feminina difere.

Źródło informacji

Exit mobile version