O astrônomo japonês Daichi Fuji conseguiu registrar um momento único: a queda de um objeto desconhecido na superfície da Lua.
URA-Inform relata isso com referência ao FLScienceI.
Acredita-se que poderia ter sido um meteoro da chuva de meteoros Geminídeas, que está ativa em dezembro de cada ano. É importante notar que os Geminídeos foram observados pela primeira vez na Terra em 1800. Esta chuva de meteoros é considerada incomum porque é formada não pelos restos de um cometa, como a maioria das outras chuvas, mas por partículas do asteróide Phaeton, que tem propriedades de um cometa. A atividade dos Geminídeos ocorre de 4 a 20 de dezembro, com pico nas noites de 13 a 14 de dezembro.
É relatado que os Geminídeos podem conter objetos grandes que podem representar um perigo. Embora a maioria dos meteoros queimem na atmosfera da Terra, alguns, como mostram as imagens de Daichi Fuji, podem atingir a superfície da Lua.
A origem mais provável do objeto caído está associada aos Geminídeos. No entanto, isso ainda não pode ser afirmado com total confiança. Imagens exclusivas de Daichi Fuji se tornarão um material valioso para estudos adicionais de chuvas de meteoros e sua interação com corpos celestes.
土星食終了後に月面衝突閃光がありました!2024年12月8日1 9時41分33秒に自宅から620fpsで撮影し、複数台の望遠鏡で捉えました(スロー再生)。月は大気がないため流星は見られずクります。まだデータ整理中ですが、6日17時26分27秒と7日18時3分6秒にも閃光を確認できています。 pic.twitter.com/QPmgJVMgQl
— 藤井大地 (@dfuji1) 8 de dezembro de 2024
Também será interessante saber que os cientistas baixaram a câmera até o fundo de uma trincheira escura: apareceram imagens do que viram (foto).
Źródło informacji