O chefe de estado disse que não deveria haver nenhuma maneira de fornecer componentes críticos à Rússia.
Volodymyr Zelensky
Em um discurso noturno em 1º de fevereiro, o presidente Volodymyr Zelensky, reagindo aos ataques de mísseis russos, disse que a violação de sanções deveria ser tratada como cumplicidade na guerra.
“Devemos sempre ser absolutamente honestos sobre esse tipo de terror russo: eles não conseguiriam causar esse tipo de dano sozinhos, tão intensamente e literalmente todas as noites. Cada “shahed” russo, cada míssil russo – estes são componentes produzidos por outros países. Cento e sessenta e cinco unidades de ataque em um ataque noturno da Rússia – todos esses “Iskanders”, “Kalibrs” e outros meios de matar – são centenas e milhares de componentes de outros países. Países europeus, China e até mesmo a América”, disse Zelensky.
Zelensky: Não apenas ucranianos, mas até diplomatas noruegueses foram atacados em Odessa
/p > O chefe de Estado observou que, sem esses componentes críticos, a Rússia não terá oportunidade de atrapalhar a vida de outros povos.
“Portanto, é extremamente importante que as sanções sejam realmente fortes e que não possam ser contornadas em nenhuma circunstância. Não deve haver mais nenhuma maneira de fornecer à Rússia componentes essenciais para a produção de defesa. A violação das sanções deve ser tratada como cumplicidade na guerra, e aqueles que ajudam a destruir vidas devem ser responsabilizados por isso”, enfatizou o presidente.