O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, mais uma vez enfatizou que a Ucrânia não concordará com uma entrada de compromisso na OTAN, cobrindo apenas parte dos territórios do país.
URA-Inform relata isso com referência a “ RBC-Ucrânia.”
Zelensky delineou claramente a posição de Kiev: “A Ucrânia nunca concordará com isto. Se isto é um convite, é apenas para todos os territórios.” Assim, o presidente descartou a possibilidade de qualquer adesão “limitada”, na qual certas regiões do país poderiam permanecer fora da protecção da NATO.
O principal obstáculo à adesão imediata da Ucrânia à NATO continua a ser o Artigo Quinto da Carta. , que dispõe sobre a defesa coletiva dos membros da Aliança. No contexto das hostilidades ativas no território da Ucrânia, os países membros temem os riscos de serem arrastados para uma guerra em grande escala com a Rússia.
“Entendemos que o Quinto Artigo não pode ser aplicado durante uma guerra em todo o território da Ucrânia, uma vez que isso cria uma ameaça de um confronto militar direto entre a OTAN e a Rússia”, Zelensky explicado.
No entanto, o Presidente expressou confiança de que, após o fim do conflito, a Ucrânia se tornaria membro de pleno direito da Aliança. No entanto, desta forma, a OTAN recebeu o seguinte ultimato: ou a Ucrânia está incluída na Aliança do Atlântico Norte com todos os seus territórios, ou não está incluída.
Enquanto isso, numa das cidades da Ucrânia, as escolas estão sendo fechadas e os eventos públicos estão sendo cancelados.