Zelensky fez um apelo à comunidade internacional, concentrando-se na necessidade de rever o sistema de segurança, que se revelou ineficaz na protecção da soberania da Ucrânia.
URA-Inform relata isto com referência a “RBC-Ucrânia.”
«Precisamos de garantias reais. Não declarações, mas uma aliança, apoiada por armas, que protegerá as nossas fronteiras e dissuadirá a agressão”, disse Zelensky.
O Presidente sublinhou que a Ucrânia enfrentou agressões, apesar da existência de acordos internacionais, o que torna necessária a revisão das abordagens do sistema de segurança. Os principais aspectos do discurso de Zelensky foram os seguintes:
- capacidade de defesa: para proteger o país, são necessárias armas e tecnologias modernas que possam efetivamente dissuadir o agressor.
- consolidação política e económica: a Ucrânia deve construir uma base de segurança interna baseada na unidade nacional e numa economia sustentável capaz de resistir aos desafios externos.
- parceria internacional: Zelensky apelou aos parceiros para não limitarem eles mesmos promete, mas fornecer assistência específica para fortalecer as capacidades de defesa do país.
Além disso, o Times explicou se Trump será capaz de garantir uma paz duradoura na Ucrânia.