Major-General Andriy Gnatov enviado ao Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
O presidente esclareceu que Drapatiy manterá os poderes do comandante das Forças Terrestres.
Zelensky disse que as Forças Terrestres são a parte mais numerosa das Forças Armadas da Ucrânia e que isso, na sua opinião, “ajudará a combinar o trabalho de combate do exército com o treinamento adequado das brigadas”.
“São as necessidades da linha de frente que devem determinar os padrões de tripulação e treinamento das brigadas”, acrescentou o chefe de Estado.
Além disso, Zelensky enviou o major-general Andrei Gnatov (comandante das Forças Conjuntas) ao Estado-Maior General – ao cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior General.
“Sua tarefa é um novo nível de treinamento para o quartel-general operacional e a mais alta qualidade de interação entre o quartel-general e a frente. Discutimos essas e algumas outras mudanças com o Comandante-em-Chefe Alexander Syrsky – as tarefas foram definidas em todos os níveis”, disse Zelensky.
- Zelensky nomeou Drapatoy para o posto de comandante das Forças Terrestres. das Forças Armadas Ucranianas em novembro do ano passado.
Quem é Mikhail Drapaty
- Major-General – ex-comandante do 2º Batalhão Mecanizado da 72ª Brigada Mecanizada Separada, que entrou em Mariupol em maio de 2014 para reforçar as unidades que repeliam o ataque terrorista e para libertar os reféns.
- O BMP do mesmo Drapat liderou a coluna de quatro carros e rompeu a barricada.
- Em 2014, ele ingressou na Universidade de Defesa Nacional. Depois, ele foi transferido para cursos por correspondência e retornou à zona da ATO como chefe de gabinete da 30ª brigada mecanizada separada. Em 2016, ele foi o comandante da 58ª brigada de infantaria motorizada separada e, desde 2017, o comandante da brigada diretamente na zona ATO.
- Em abril de 2019, Drapatoy foi prematuramente premiado com o próximo posto militar de coronel. Em agosto do mesmo ano, ele transferiu a 58ª Brigada para outro comandante e começou dois anos de estudos como aluno na Universidade de Defesa Nacional Ivan Chernyakhovsky da Ucrânia.
- Até janeiro de 2024, ele chefiou a unidade operacional Kherson grupo. Conhecido como um dos comandantes que lideraram a libertação da margem direita da região de Kherson em 2022.
- Em fevereiro de 2024, foi nomeado Vice-Chefe do Estado-Maior para treinamento militar.
< /ul>