O Presidente apelou à Verkhovna Rada e ao governo para “apoiarem oportunamente as inovações que serão propostas”.

Zelensky elegeu um candidato para o cargo de ombudsman militar. O decreto será emitido amanhã< /p> Vladimir Zelen >O presidente Vladimir Zelensky anunciou o início do trabalho dos militares Provedor de Justiça.

Ele afirmou isto numa mensagem de vídeo à noite.

“Houve um pedido dos nossos militares – e esta é uma necessidade objetiva – para criar uma instituição especial de um ombudsman militar. Precisamos de uma pessoa que seja capaz de proteger os direitos dos nossos soldados, e de uma capacidade tão sistémica que o ombudsman. , junto com o Ministério da Defesa, com todos os demais que forem necessários, poderiam realmente influenciar a situação e realmente ajudar os soldados, os parentes de nossos soldados”, enfatizou Zelensky.

Ele observou que discutiu a criação de tal instituto com o Ministro da Defesa, o comando militar e também com representantes do poder civil sociedade.

“E agora a primeira decisão foi preparada – um decreto sobre a nomeação de um representante autorizado do Presidente da Ucrânia para proteger os direitos dos militares e familiares dos nossos soldados. Para iniciar este trabalho e preparar-se para o lançamento do ombudsman. instituição”, disse Zelensky.

Ele também disse que já elegeu um candidato para este cargo.

“Um candidato forte. O decreto será publicado amanhã. No total, iremos acordar o projeto de lei correspondente com o novo comissário, a comunidade de direitos humanos e o Ministério da Defesa… e também os fundamentos sistêmicos correspondentes de suas atividades: poderes, finanças e tudo mais”, observou o presidente e pediu à Verkhovna Rada e ao governo que “apoiem oportunamente as inovações que serão propostas”.

  • Sobre planeja criar uma instituição de ouvidoria militar no Ministério da Defesa falou no ano passado. Este funcionário terá de verificar as denúncias de violações dos direitos dos militares e as suas reclamações, nomeadamente sobre a não concessão de licença. Em novembro de 2024, o ministro da Defesa, Rustem Umerov, disse que havia vários candidatos para este cargo. 
  • No início de dezembro, Umerov anunciou a apresentação de um projeto de lei correspondente sobre a criação da instituição do ombudsman militar. 

lb.ua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *