Em 1º de abril de 2025, o Gabinete de Ministros da Ucrânia adotou emendas ao Regulamento de Trânsito Rodoviário, permitindo que motoristas de motocicletas e ciclomotores dirijam em faixas designadas para transporte público, escreve o IZ com referência ao Online UA.
A decisão visa melhorar a situação nas estradas das grandes cidades e aumentar a segurança dos usuários das vias. Sabe-se que tal iniciativa faz parte dos esforços das autoridades ucranianas para harmonizar a legislação nacional com os padrões europeus.
As mudanças foram anunciadas por Oleksiy Beloshitsky, Primeiro Vice-Chefe do Departamento de Polícia de Patrulha da Ucrânia. Segundo ele, agora os condutores de motocicletas (exceto os que têm sidecar, os que têm sidecar motorizados e os de três rodas) e os condutores de ciclomotores terão direito a circular nas faixas destinadas ao transporte público. Essas alterações foram feitas no parágrafo 2.16 do Regulamento de Trânsito.
Esta iniciativa é apoiada pelo Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia e visa facilitar a circulação de veículos de duas rodas em engarrafamentos. Segundo representantes da polícia de patrulha, os principais objetivos dessas mudanças são melhorar a segurança nas estradas e reduzir os congestionamentos nas grandes cidades, onde motocicletas e ciclomotores agora poderão circular com mais liberdade.
Lembremos que escrevemos anteriormente que os ucranianos podem receber indenização pela construção de uma nova casa.