Donald Trump anunciou a introdução de novas tarifas mútuas com outros países.

As novas tarifas de Trump podem levar a preços mais altos na Ucrânia. O economista sênior do Centro de Estratégia Econômica, Yuri Gaidai, afirmou isso no ar da Maratona Nacional.
“Muitos produtos americanos consistem em vários componentes que são importados para os Estados Unidos. Vamos pegar os carros americanos: até 40-50% de suas peças são importadas. Se adicionarmos novas tarifas a isso, o custo desses carros aumentará. Consequentemente, para nós isso significará um aumento no preço”, disse Yuri Gaidai.
Em teoria, a tendência oposta também é possível. Devido às novas restrições, alguns produtos do mercado americano podem ser reorientados para os mercados de outros países, em particular o ucraniano. Isso pode levar a preços mais baixos em alguns segmentos.
Vídeo do dia
“No entanto, em uma escala global, eu esperaria um efeito pró-inflacionário. Na maioria dos países, com pequenas exceções, essas mudanças criarão pressão adicional sobre o crescimento dos preços”, acrescentou Gaidai.
Novas tarifas de Trump – O que você precisa saber
Lembremos que recentemente o presidente americano Donald Trump anunciou a introdução de novas taxas mútuas com outros países. O imposto para a Ucrânia foi fixado em 10%.
De acordo com o chefe da comissão parlamentar de finanças, impostos e política alfandegária, Daniil Getmantsev, o imposto imposto pelos EUA não causará perdas significativas ao nosso país, já que a participação das exportações para os Estados Unidos é bastante insignificante.
No entanto, se falarmos sobre comércio global em geral, as tarifas podem ter um impacto significativo nos principais parceiros dos americanos, em particular a União Europeia. Especialistas também não descartam que alguns produtos de exportação americanos se tornarão não competitivos.