O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, se reuniu com o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, para discutir novas medidas para ajudar a Ucrânia e a coordenação da assistência de segurança.
Umerov relatou isso no Facebook, relata o Ukrinform.
“Em Bruxelas, encontrei-me com o Ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, um verdadeiro amigo da Ucrânia”, disse ele.
Umerov expressou gratidão a Troels pelo pacote de ajuda militar anunciado recentemente, no valor de mais de US$ 970 milhões. Os Estados Unidos, que já se tornaram o 25º país a partir da Dinamarca desde o início da agressão em larga escala da Federação Russa, e também pelo “modelo dinamarquês” de financiamento da indústria ucraniana.
“Discutimos com meu colega novas medidas para ajudar a Ucrânia e a coordenação da assistência em segurança. O tema central da conversa é a alocação de fundos adicionais para a compra de armas ucranianas e novos investimentos nas capacidades do complexo militar-industrial ucraniano”, enfatizou Umerov.
Ele enfatizou que a Ucrânia está particularmente interessada em fortalecer a cooperação na área de UAVs.
Segundo o ministro ucraniano, durante a reunião os políticos concordaram em continuar os contatos sobre a implementação de projetos conjuntos na Ucrânia e na Dinamarca.
“Estamos prontos para oferecer o máximo apoio às principais empresas dinamarquesas que buscam iniciar suas operações em nosso país. A Dinamarca é nossa aliada confiável e leal. Continuamos trabalhando juntos para desenvolver nossa cooperação e aprimorar a eficácia da assistência”, acrescentou Umerov.
Conforme relatado pelo Ukrinform, o Ministro da Defesa Rustem Umerov falou sobre os principais tópicos que serão discutidos durante a reunião em Bruxelas, juntamente com representantes de países parceiros no âmbito da Coalizão dos Dispostos e no formato Ramstein.
Foto: Umerov, FB