O número de pessoas que não conseguem ir a um banco aumentou na Ucrânia / colagem UNIAN, foto UNIAN, ua.depositphotos.com

A Verkhovna Rada aprovou em primeira leitura um projeto de lei sobre o desenvolvimento da inclusão financeira na Ucrânia, que permitirá a criação de um “banco postal” baseado no Ukrposhta.

“O Conselho apoiou na primeira leitura a criação de um “banco postal” com base na “Ukrposhta” (lei sobre inclusão financeira nº 13018-d). Por – 269″, escreveu o deputado Yaroslav Zheleznyak em seu canal do Telegram.

O presidente do Comitê de Finanças do Conselho, Daniil Getmantsev, disse que o projeto de lei propõe a introdução de um novo tipo de banco: um banco de inclusão financeira, que operará com base em uma licença bancária limitada.

Vídeo do dia

“O principal objetivo de suas atividades é definir o atendimento a clientes que não têm acesso estável a serviços financeiros (cidadãos da Ucrânia e microempresas em áreas próximas à zona de combate, em territórios libertados, bem como grupos socialmente vulneráveis da população)”, disse o deputado.

Detalhes da conta

Conforme relatado por um correspondente da UNIAN, Olha Vasilevska-Smaglyuk, deputada popular do partido “Servo do Povo”, vice-presidente do Comitê de Finanças, Impostos e Política Aduaneira da Verkhovna Rada, observou durante um briefing que a inclusão financeira permite o acesso a serviços financeiros em “territórios difíceis”.

“São territórios remotos, longe das megacidades, são territórios de linha de frente”, explicou o parlamentar.

Além disso, estamos falando do acesso a serviços para pessoas com mobilidade reduzida, que “hoje estão privadas da oportunidade de fazer um depósito, contrair um empréstimo, fazer transferências bancárias, etc.”

“Ao longo dos anos de invasão em larga escala, o número de instituições bancárias locais diminuiu três vezes. E então as pessoas mudaram parcialmente para serviços bancários online. Mas temos um problema com o online: de acordo com a comissão que regula os serviços de comunicação, apenas 60% da nossa população tem acesso à Internet”, observou Vasilevskaya-Smaglyuk.

Ela acrescentou que atualmente há um aumento no número de pessoas que não conseguem ir até uma instituição bancária para realizar determinadas transações. Segundo ela, a inclusão financeira permite que um banco existente renove sua licença para uma licença de inclusão financeira ou obtenha uma nova licença do NBU para um banco de inclusão financeira.

“E por meio de seus agentes — que são os correios, podem ser farmácias, postos de gasolina — qualquer pessoa que possa ser um agente do banco de inclusão financeira prestará serviços no local”, explicou o deputado.

O vice-chefe do Comitê também observou que tais serviços estarão disponíveis para representantes de pequenas e médias empresas em territórios desocupados, na linha de frente e remotos.

Post Bank – Principais Notícias

Em 2023, a Ukrposhta anunciou que queria obter uma licença bancária para fornecer uma gama ampliada de serviços aos cidadãos.

Em dezembro de 2024, a Verkhovna Rada não conseguiu adotar na primeira leitura um projeto de lei (nº 12044) sobre um novo tipo de provedor de serviços financeiros – bancos de inclusão financeira. O chefe do comitê financeiro da Rada, Danylo Getmantsev, chamou a decisão do parlamento de estranha, porque sem essa lei, pessoas e empresas nas regiões da linha de frente não poderiam receber serviços bancários.

Em janeiro, o primeiro-ministro Denys Shmyhal anunciou que um banco postal seria criado na Ucrânia por meio da transferência de ações do banco, anteriormente de propriedade de oligarcas russos, para o Ukrposhta.

www.unian.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *