O Ministério do Desenvolvimento apresentou o Plano de Investimento para a Restauração da Bessarábia (BRIP), preparado com a assistência do BERD.
O serviço de imprensa do ministério informou isso no Facebook, relata o Ukrinform.
Conforme observado pela Primeira Vice-Ministra de Desenvolvimento Comunitário e Territorial, Alena Shkrum, esta é uma iniciativa estratégica que abre novas oportunidades para o desenvolvimento de infraestrutura, do complexo agroindustrial e de serviços sociais na região.
O estudo abrangente, conduzido pela empresa de consultoria internacional Royal HaskoningDHV com a assistência do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento, leva em consideração o perfil econômico da região, as ligações de transporte e os fluxos comerciais esperados, as oportunidades de investimento na região, a capacidade institucional das principais partes interessadas e os principais riscos e medidas de mitigação.
O vice-ministro Andrei Kashuba observou que, desde o início da guerra em grande escala, a região da Bessarábia passou por mudanças econômicas significativas. A infraestrutura de transporte dos portos do Danúbio de Izmail, Reni e Ust-Dunaisk, que anteriormente desempenhavam um papel de apoio, tornou-se um corredor vital para as exportações agrícolas ucranianas e o fornecimento de bens essenciais. A capacidade portuária mais que dobrou, ressaltando a resiliência e a importância estratégica da região. Ao mesmo tempo, o aumento acentuado nos volumes de transporte criou uma carga significativa na infraestrutura existente, exigindo investimentos urgentes na modernização dos portos, na melhoria das ligações rodoviárias e ferroviárias e no aumento da eficiência dos processos logísticos.
Consequentemente, o trabalho no plano de investimento nos permitiu formular uma visão para o desenvolvimento futuro da Bessarábia.
Conforme relatado, a região de Odessa assinou um memorando de cooperação com a região francesa de Provença-Alpes-Costa Azul para os próximos cinco anos. Este memorando formará a base para o envolvimento sistemático de parceiros franceses em projetos para restaurar a região e desenvolver indústrias importantes.
Foto: Ministério do Desenvolvimento