Transportadoras autorizadas a viajar livremente de e para a Europa até o final do ano / colagem UNIAN, foto dpsu.gov.ua, Reuters

O acordo sobre a liberalização do transporte de carga entre a Ucrânia e a União Europeia, conhecido como acordo de “transporte sem visto”, foi prorrogado até 31 de dezembro de 2025. Assim, os transportadores de automóveis ucranianos não precisarão mais de autorizações especiais.

Conforme relatado pelo serviço de imprensa do Ministério do Desenvolvimento das Comunidades e Territórios da Ucrânia no Facebook, a decisão foi possível devido à implementação efetiva e ao impacto positivo do acordo na economia de ambas as partes, bem como ao monitoramento efetivo de sua implementação.

De acordo com o vice-primeiro-ministro da Reconstrução – Ministro do Desenvolvimento das Comunidades e Territórios Oleksiy Kuleba, graças ao “regime de transporte sem visto”, as exportações por estrada para a União Europeia aumentaram 42% e as importações por estrada para a Ucrânia 37%.

Vídeo do dia

“O transporte rodoviário entre a Ucrânia e a UE é hoje de importância decisiva para a sustentabilidade econômica do nosso país, pois é por meio dele que exportamos mercadorias com valor agregado e importamos bens essenciais. O mais importante é que o Acordo tenha um efeito positivo para ambas as partes”, enfatizou o Vice-Primeiro-Ministro para a Restauração da Ucrânia – Ministro do Desenvolvimento das Comunidades e Territórios.

O “regime de isenção de visto de transporte” foi acordado pela primeira vez em junho de 2022. Tradicionalmente, o acordo é válido por um ano. Em junho de 2024, foi prorrogado pela terceira vez por mais um ano – até junho de 2025.

O departamento observou que uma das condições do acordo atualizado era uma extensão automática até o final de 2025, caso não houvesse impacto negativo nas partes da transação e nenhuma violação.

Comércio entre a Ucrânia e a UE

Conforme relatado pela UNIAN, a Comissão Europeia está finalizando o trabalho em uma proposta para futuras condições comerciais entre a Ucrânia e a UE, que poderiam substituir o atual “comércio sem visto”, introduzido em junho de 2022 e que previa comércio livre de impostos entre a Ucrânia e a UE. Uma nova decisão sobre comércio mútuo entre a Ucrânia e a UE deve ser tomada até 5 de junho.

www.unian.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *