Jaime Alguersuari, ex-piloto de Fórmula 1 que correu pela Toro Rosso e também passou pelos rigores do programa júnior da Red Bull, simpatiza com Liam Lawson, que não durou muito na equipe de Milton Keynes.

Após apenas as duas primeiras corridas, a Red Bull Racing decidiu substituir o jovem neozelandês por Yuki Tsunoda, que largará do Grande Prêmio do Japão, enquanto Lawson retornará à equipe “júnior”, Racing Bulls.

“Liam é um novato, ele não conhecia o carro, não conhecia a equipe, não conhecia as pistas, então ele precisava de um pouco mais de tempo”, compartilhou Alguersuari em entrevista ao site oficial do campeonato. – Na Fórmula 1 moderna, tudo depende das menores nuances. Se você não aquecer os pneus até a temperatura operacional ideal, não obterá a aderência necessária e perderá imediatamente quatro ou cinco décimos.

Se você observar as filmagens das câmeras de Liam na Austrália e na China, verá que ele teve dificuldades em todas as áreas devido à falta de aderência. Embora Liam não seja tão ruim quanto parece por fora.

Era de se esperar que ele tivesse problemas no início da temporada e que melhorasse gradualmente à medida que a temporada avançasse. Não pode ser que ontem ele era um herói e, depois de uma ou duas corridas, de repente ele se tornou o pior.

A temporada consiste em 24 etapas, e ninguém nesta equipe pode ser mais rápido que Max Verstappen. Ele é possivelmente o melhor piloto a competir na Fórmula 1. Com sua incrível habilidade de pilotar carros que estão subvirados ou sobrevirados, ele está simplesmente em outra dimensão. Ele supera a todos.

Há muitos rumores de que o carro da Red Bull Racing foi construído especificamente para Max, embora na realidade a equipe apenas crie o carro tentando torná-lo o mais rápido possível. Max tem um estilo de direção agressivo e gosta de ter boa aderência na roda dianteira, pois esse é o carro mais rápido.

Obviamente, ninguém quer que um carro subviragem porque isso inevitavelmente reduz a velocidade. Max sabe muito bem como ajustar o carro para se adequar ao seu estilo de dirigir, mas quem quer que você coloque ao volante de um segundo carro como esse terá muitos problemas.

Com essa configuração, ninguém conseguirá dirigir como Max. Todos terão problemas porque as rodas dianteiras terão muita aderência. Mas se você diminuir um pouco a velocidade, você irá mais devagar porque começará a subvirar.

Não se trata apenas de entrar na pista e dar o seu melhor, mas sim de entender como pilotar para mostrar os melhores resultados possíveis. Acho que é isso que está faltando nos pilotos que vão assumir o volante do segundo carro da Red Bull Racing.

Tudo isso me traz lembranças do meu próprio passado. Afinal, na Fórmula 1 moderna o fator psicológico é muito importante. Para se recuperar depois de se encontrar em tal situação, você precisa desenvolver sua resistência mental e, para isso, precisa entender quais são seus pontos fortes e também precisa ter uma atitude verdadeiramente otimista. Você deve estar convencido de que era um bom corredor antes…

Acho que agora Liam precisa agir de acordo com um novo cenário, ele precisa alcançar uma sensação confortável ao volante novamente, ele precisa trabalhar com os engenheiros da Racing Bulls, com toda a equipe, para voltar a um bom nível de ritmo e tentar avançar passo a passo.

Quanto ao Yuki, não acho que ele tenha nada a perder. Pode-se dizer que ninguém espera resultados extraordinários dele agora. Lembro-me de quando ele estreou na Fórmula 1, todos tinham muitas perguntas para ele, mas depois ele foi melhorando cada vez mais. Foi a mesma coisa comigo quando entrei na Fórmula 1. Todos diziam: “Esta não é uma escola de corrida, ele deve ter muito mais experiência.”

Yuki progrediu gradualmente e agora é um profissional sólido que sabe como tirar o máximo proveito de seu carro. Ele fez um ótimo trabalho testando em Abu Dhabi no ano passado, mas a Red Bull Racing não o convidou. Agora a situação mudou, e se eu estivesse no lugar dele não me colocaria sob tanta pressão.

O Grande Prêmio do Japão é sua corrida em casa e ele conhece muito bem a pista. Ele é muito motivado e quer ter sucesso em um time de ponta, então acredito sinceramente que ele terá sucesso.

Ficarei surpreso se ele for muito mais lento que o Max. Ele estará atrás de Verstappen, mas não acho que será mais do que 0,5-0,6 segundos. Ele é bem capaz de fazer um trabalho melhor que Liam, mesmo que eu ache que Lawson foi tratado injustamente.

Tsunoda pode permanecer na Red Bull Racing por muito tempo? Não sei, é sempre difícil prever qualquer coisa com esse time. Mas eu diria que pelo menos ele estava em uma situação mais favorável em comparação a todos os outros pilotos do programa júnior da Red Bull…”

Fonte

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *